Pular para o conteúdo

Causas Genéticas

Algumas variações no número ou na estrutura dos cromossomos podem levar a perda de qualidade, quantidade ou até mesmo ausência de espermatozoides no sêmen (azoospermia). 

Com o problema, a concepção natural pode ser mais difícil ou até mesmo impossível, com o casal necessitando recorrer a tratamentos mais complexos para reprodução humana.

Além da infertilidade, alterações cromossômicas podem também trazer anomalias ao feto, causando aborto de repetição, falhas na implantação embrionária, baixo desenvolvimento do embrião com fetos com anomalias estruturais.

Análise Genética do Embrião

Quando a alteração cromossômica ocorre no responsável pelas características masculinas, o cromossomo sexual Y, as chances do homem apresentar oligozoospermia severa ou mesmo azoospermia são grandes. Uma destas alterações é a síndrome de Klinefelter (47,XXY) que causa azoospermia e impossibilita a fecundação.

Quando o cromossomo Y apresenta falta de uma sequência de genes o homem também pode apresentar problemas de infertilidade. Este problema é chamado de microdeleção do cromossomo Y. Alterações nos demais cromossomos podem ser transmitidas ao embrião e por conta de má formações genéticas levar ao aborto ou anomalias.

Quando há suspeita de alterações cromossômicas que podem levar à infertilidade ou à concepção de embriões com anomalias genéticas, o casal deve buscar ajuda especializada e realizar o exame de cariótipo e de análise do cromossomo Y. Assim é possível avaliar os danos genéticos, a probabilidade de ter filhos e também quais problemas o feto pode desenvolver.

Dr. Orestes Prudêncio

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm

Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida! 

Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.

Período fértil: o que é e como calcular?

Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.

Entenda como funciona…

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Fértil?

Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.