Infertilidade


Fator Ovulatório


A Síndrome de anovulação crônica caracteriza-se pela ausência persistente ou frequente da ovulação nas mulheres. 

Manifesta-se principalmente por irregularidade menstrual ou ausência da menstruação em consequência da falta de ovulação. 

Dessa forma a mulher não apresenta ovulação e consequentemente não consegue engravidar.

Tais irregularidades menstruais geralmente se manifestam por intervalos longos sem sangramento, com períodos menstruais a cada 40 a 90 dias.

Fértil - Clínica Especializa em Reprodução Humana

Causas do distúrbio

Todas as alterações ovulatórias são decorrentes de alterações na produção de hormônios, principalmente os que regulam o ciclo menstrual. Tais problemas podem ter diversas origens:

  •  No cérebro – tais como fatores emocionais e hipogonadismo hipogonadotrófico;
  •  Na glândula hipófise – tal como o aumento da produção da prolactina;
  •  Nos ovários – tal como a síndrome dos ovários policísticos.

Outros distúrbios hormonais que podem alterar o ciclo menstrual e ocasionar a ausência de ovulação são as alterações da glândula tireóide (hipotireoidismo e hipertireoidismo) e da glândula suprarrenal (hiperplasia adrenal congênita). Outra causa de alteração no fator ovulatório, e a que ocorre com mais frequência, é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Exames

Entre os exames que avaliam o nível de ovulação, os principais e mais utilizados são as dosagens hormonais através do exame de sangue, para constatar a presença dos hormônios que regulam a ovulação e a ultrassonografia transvaginal.

Tratamentos

Para a maioria dos casos de distúrbios na ovulação há tratamentos específicos que visam corrigir as alterações hormonais e restaurar a ovulação adequadamente através de medicamentos.

Qualquer caso de infertilidade deve ser investigado e analisado por profissionais especializados, afim de devolver a possibilidade de ter filhos ao casal ou sugerir alternativas que possibilitem à mulher realizar o sonho de ser mãe.

Fértil - Clínica Especializa em Reprodução Humana

Dr. Orestes Prudêncio

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm 25699

Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida! 

Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.



Período fértil: o que é e como calcular?

Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.

Entenda como funciona...

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Fértil?


Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.