Uma causa congênita (presente desde o nascimento) que é causa comum de infertilidade masculina e que pode ser tratada ainda na pequena infância é a criptorquidia. A doença caracteriza-se pela descida incompleta dos testículos para o escroto, com os mesmos permanecendo na região abdominal ou no canal inguinal.
Para desenvolver corretamente os espermatozoides, o testículo deve estar em uma temperatura mais baixa do que o natural do corpo humano – cerca de 1,5°C a 2°C mais baixa.
Um dos motivos da criptorquidia poder levar à infertilidade é o aumento de temperatura quando o testículo se encontra no canal inguinal.
O aumento de temperatura diminui a produção, concentração e a qualidade dos espermatozoides. O problema frequentemente evolui para a azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen, o que impossibilita a gravidez natural.
Tratamentos
Quando a criptorquidia é detectada através de exames clínicos ou através da ressonância magnética em crianças, a mesma deve ser operada ou tratada precocemente. Cada caso deve ser avaliado por um urologista, que indicará o melhor tratamento para cada caso.
Caso contrário, o testículo fica inoperante, levando à esterilidade e até mesmo à degeneração do órgão, transformando-o em uma neoplasia maligna. Homens com histórico de criptoquirdia apresentam um risco maior de desenvolver câncer de testículo.
Fertilização
Nos casos de azoospermia causada pela criptoquirdia, a biópsia testicular pode apontar a presença de espermatozóides. Nesses casos, é possível ao homem alcançar a paternidade biológica, através da coleta de tais gametas através de punção testicular ou biópsia (microtese) e posterior ICSI ( técnica de fertilização in vitro).
Caso a esterilidade seja confirmada ( azoospermia verdadeira- ausência de espermatozóides nos testículos), ainda é possível realizar o sonho da gestação do casal recorrendo aos bancos de sêmen, que promovem doação anônima de gametas e possibilitam os processos de reprodução assistida.
Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm 25699
Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida!
Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.
Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.
Entenda como funciona...
Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.
NAVEGUE PELO SITE
TRATAMENTOS
CONTATO
Rua Tupiniquins 593 - Melo - Montes Claros/MG