Infertilidade


Fragmentação do DNA Espermático


A fragmentação do DNA espermático é uma das causas da infertilidade masculina, com os espermatozóides tendo alterações e liberando fragmentos de seu DNA no sêmen. 

O problema costuma ocorrer em alguns espermatozóides, enquanto outros permanecem saudáveis. Quando exames revelam grande quantidade de fragmentos, no entanto, a chance de gravidez natural diminui.

Assim, os espermatozóides se tornam incapazes de fertilizar o óvulo adequadamente e quando a fertilização ocorre, o problema pode gerar embriões com atraso de desenvolvimento, falhas na implantação do mesmo no útero e até aborto precoce.

Fértil - Clínica Especializa em Reprodução Humana

O que causa a fragmentação?

Algumas doenças mencionadas anteriormente, como a varicocele, e hábitos de vida não-saudáveis como tabagismo e obesidade podem levar ao acúmulo de radicais livres de oxigênio no corpo e consequentemente nos espermatozóides, prejudicando a função destes pela fragmentação do DNA do espermatozóide.

Os casos que envolvem hábitos de vida, a mudança de comportamento pode sanar o problema, com os espermatozóides não apresentando mais fragmentação após um tempo. Já nos casos que envolvem doenças ou idade avançada, o problema pode ser irreversível.

Como descobrir?

O exame que detecta a fragmentação do DNA espermático é um complemento do espermograma e deve ser realizado quando o casal apresenta dificuldades para engravidar , abortos precoces de repetição e também como nos casos de baixa taxa de fertilização e  falhas de implantação após tratamentos de fertilização in vitro. 

O exame é realizado com uma amostra de sêmen, colhida através da masturbação. Para um diagnóstico preciso, o paciente deve manter abstinência sexual de 2 a 7 dias antes do procedimento. A amostra coletada analisa:

  •  Volume de sêmen;
  •  Viscosidade do líquido;
  •  Motilidade e vitalidade dos espermatozoides;
  •  Presença de fragmentos de DNA e sua quantidade.

Com o exame é possível contabilizar a porcentagem de espermatozoides que sofreram a fragmentação e analisar as possíveis causas do problema. Com o diagnóstico é possível avaliar qual o melhor tratamento para que o homem consiga retomar sua fertilidade.

Fértil - Clínica Especializa em Reprodução Humana

Dr. Orestes Prudêncio

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm 25699

Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida! 

Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.



Período fértil: o que é e como calcular?

Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.

Entenda como funciona...

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Fértil?


Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.