Pular para o conteúdo

Tentantes

Enquadra-se como tentantes os casais e/ou mulheres que estão em busca da tão sonhada gestação.

Tentantes são todas as mulheres que estão tentando engravidar, sejam aquelas que já realizaram algum tratamento para fertilidade ou aquelas que estão tentando engravidar de maneira espontânea.

Segundo especialistas, um casal deve procurar ajuda profissional após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso. No caso de mulheres acima de 35 anos, a infertilidade pode ser cogitada após seis meses dessas tentativas.

Um casal possui 20% de chances de engravidar durante o período fértil da mulher, que acontece todos os meses; no entanto, quanto mais avançada a idade da mulher, mais difícil será a gestação natural (dos 26 aos 30 anos, a chance de engravidar é de 18%; dos 31 aos 35, cai para 15%).

Normalmente, após seis meses de tentativas, cerca de 70% dos casais obtêm sucesso na gestação, enquanto 85% tendem a engravidar com até um ano de tentativas.

Após esse período, problemas de fertilidade passam a ser considerados para um ou ambos os parceiros e representam 15% dos casais com infertilidade.

Análise Genética do Embrião

Um primeiro fator importante a ser considerado para quem está tentando engravidar é conhecer o próprio ciclo menstrual. Dessa forma, as relações sexuais podem ocorrer em datas com mais chances de sucesso.

Compreende-se como período fértil da mulher os 14 dias que antecedem a menstruação, considerando que esta ocorre quando se inicia o fluxo vermelho e não o sangramento de borra, que possui um tom mais amarronzado. Essa confusão pode dificultar o cálculo correto do período fértil e influenciar no sucesso da fertilização.

O ciclo menstrual pode variar entre 25 e 35 dias. Para calcular o período fértil da mulher é necessário começar a contar pelo primeiro dia de fluxo vermelho. Caso a mulher tenha um ciclo de 25 dias, por exemplo, o período fértil dela será no 11º dia do ciclo, pois deve-se subtrair 14 dias do total de dias que tem o ciclo. A conta vale para todas as mulheres que tenham um ciclo que varie entre 25 e 35 dias.

Nos casos de ciclo menstrual irregular, um ginecologista deve ser procurado para identificar as causas do problema e orientar sobre os possíveis tratamentos.

Você também pode utilizar nossa calculadora do período fértil para ter uma estimativa.

Além das tentantes com menos de um ano de tentativas, existem as tentantes que já identificaram problemas de fertilidade e que optaram por tratamentos para ter sucesso na gestação. Nesses casos, uma clínica de reprodução humana de confiança poderá instruir o casal sobre as melhores opções de tratamentos para cada caso.

Para tentantes da inseminação artificial, por exemplo, após três tentativas sem sucesso com esse tratamento, o método pode ser considerado ineficaz, sendo necessário conversar com um especialista sobre a possibilidade de um novo tipo de tratamento.

As taxas de sucesso da inseminação artificial podem variar entre 10% e 20%, mas deve-se considerar que o tratamento também é influenciado por fatores externos, como estilo de vida, qualidade da alimentação, vícios, uso de medicação, doenças prévias, entre outros.

No caso de tentantes com Fertilização in Vitro, as chances de sucesso irão depender muito da idade da mulher, sendo que em mulheres até 30 anos as chances podem variar entre 60% e 70% por tentativa.

Outros tratamentos possíveis para quem já tenta uma gravidez há mais de um ano são:

  • Coito programado;
  • ICSI;
  • Mini-FIV;
  • Assisted-Hatching.

Para aumentar as chances de engravidar a mulher deve manter hábitos saudáveis, abandonar o tabagismo e o álcool, não ser sedentária e manter o peso saudável. Além disso, os níveis de vitamina B6, vitamina D e ácido fólico devem estar adequados.

A fase de tentante é muito importante e sensível para o casal, que deve receber apoio da família e de profissionais capacitados, caso optem por um tratamento de infertilidade. É fundamental, nesta fase, que as reais chances de sucesso sejam sempre esclarecidas e explicadas antes da realização de qualquer procedimento.

Dr. Orestes Prudêncio

Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm

Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida! 

Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.

Período fértil: o que é e como calcular?

Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.

Entenda como funciona…

Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Fértil?

Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.