Incubadora com sistema time-lapse
A incubadora com sistema time-lapse é uma tecnologia que permite acompanhar o desenvolvimento embrionário em tempo real, sem a necessidade de manipular os embriões durante os dias de cultivo embrionário no laboratório de FIV. Trata-se de uma ferramenta que traz ainda mais informações sobre o desenvolvimento embrionário para pessoas que desejam ter filhos, mas sofrem com problemas de infertilidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), é estimado que mais de 83 mil brasileiros tenham nascido a partir de métodos de reprodução assistida como a Fertilização in Vitro (FIV) e Inseminação Artificial. Os dados levam em consideração bebês nascidos até o ano de 2019, e a tendência é que o uso da incubadora com sistema time-lapse aumente ainda mais esses números.
Isso porque, embora a quantidade de pessoas nascidas por métodos de reprodução assistida já seja bastante significativa, novas tecnologias são implantadas frequentemente na rotina dos especialistas em reprodução humana. Tais ferramentas visam ajudar inúmeras famílias que desejam crescer de maneira segura e que podem vir a necessitar de um tratamento reprodutivo.
Procurando sempre atender seus pacientes com as melhores tecnologias do mercado para que seu sonho se torne realidade, a Clínica Fértil dispõe da incubadora com sistema time-lapse, uma inovação tecnológica que tem como objetivo melhorar ainda mais os resultados da FIV. Saiba mais sobre esta tecnologia a seguir.
Nos métodos tradicionais, após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, o embrião recém-formado é inserido em uma incubadora (espécie de estufa) para, então, se desenvolver. Essas incubadoras são responsáveis por abrigar os embriões, replicando as condições do aparelho reprodutor feminino.
Nas incubadoras convencionais, a evolução dos embriões deve ser acompanhada por um embriologista, que precisa retirar o embrião da estufa toda vez que se faz necessária uma análise do embrião com o auxílio de um microscópio. Essas análises periódicas são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento do embrião e verificar se tudo está dentro do esperado.
Durante a remoção do embrião, porém, as condições externas à incubadora não são as ideais para o desenvolvimento embrionário (temperatura, pH, oxigênio, entre outras).
Com o uso da tecnologia da incubadora com sistema time-lapse, se tornou possível monitorar a evolução dos embriões diretamente da incubadora e em tempo real, evitando que os embriões precisem sair de seus ambientes ideais.
Dessa forma, os especialistas da Clínica Fértil conseguem acompanhar o desenvolvimento embrionário diariamente, sem causar alterações e mantendo o ambiente mais estável para o embrião. Assim, os embriões são inseridos na incubadora logo após a sua fertilização, e serão apenas removidos no momento da transferência para o útero.
Já que o monitoramento embrionário pode ser feito inteiramente por meio da incubadora com sistema time-lapse, evitando a exposição dos embriões em um ambiente externo, é possível:
- Reduzir o estresse dos embriões durante o cultivo;
- Proporcionar melhores níveis de controle de temperatura, além de garantir maior estabilidade dos gases;
- Alcançar melhores taxas de formação de blastocistos em alguns casos selecionados.
Além do controle do ambiente, existem outros benefícios que são proporcionados pelo uso da tecnologia da incubadora com sistema time-lapse. Isso porque o equipamento possui um microscópio acoplado a uma câmera em seu interior, o que possibilita a captação de imagens do embrião em curtos intervalos de tempo.
A partir da tecnologia de time-lapse presente na incubadora, em um período de uma semana é possível obter mais de mil fotografias dos embriões, e essas imagens podem ser posteriormente transformadas em um vídeo. Isso permite que os casais possam acompanhar e compreender melhor o processo de desenvolvimento embrionário, guardando seu registro caso desejem.
Além disso, as imagens captadas podem ser acessadas a qualquer momento pela equipe médica e de embriologistas, fazendo com que a evolução dos embriões seja monitorada em sua integralidade. Dessa forma, é possível fazer uma análise morfológica mais detalhada e aumentar as taxas de sucesso em alguns casos.
Conhecer e compreender melhor a morfologia dos embriões e como ocorre sua divisão celular faz com que os especialistas consigam identificar mais facilmente quais deles possuem maior probabilidade de sucesso na implantação. Isso pode proporcionar um aprimoramento fundamental em casos de Fertilização in Vitro, por exemplo.
Em casos mais complexos, a facilidade de análise permite que mais de um especialista acompanhe o desenvolvimento dos embriões. Com isso, é possível que uma equipe multidisciplinar tenha acesso aos dados referentes ao tratamento, em situações em que o conhecimento de mais de um profissional é necessário.
Estes diferenciais presentes na incubadora com sistema time-lapse fazem com que os protocolos de reprodução humana dos especialistas da Fértil estejam cada vez mais atualizados, proporcionando mais possibilidades para que, em breve, você tenha um novo membro da família em seus braços.
Para conhecer mais sobre a tecnologia da incubadora com sistema time-lapse e descobrir outras soluções disponíveis na clínica de reprodução humana Fértil, entre em contato com a nossa equipe!
Dr. Orestes Prudêncio
Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm
Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida!
Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.
Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.
Entenda como funciona…
Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Fértil?
Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.