Pós-Cirurgias e Infecções
Cirurgias e infecções também podem levar a alterações na produção dos espermatozoides ou do líquido seminal. Isso ocorre pela obstrução dos ductos que podem ocorrer em tais situações.
A causa pós-cirúrgica que costuma trazer mais problemas de obstrução do trato reprodutor masculino é a correção de hérnia inguinal realizada na infância.
A cirurgia é necessária para corrigir o problema intestinal, mas pode acarretar problemas de fertilidade na vida adulta.
Outro fator relacionado a infecções que pode levar à infertilidade é a caxumba. A doença é comum na infância e gera infecção na glândula parótida, localizada na região bucal.
Como os tecidos da glândula e dos testículos são similares, pode ocorrer uma migração da infecção para os últimos. Se o problema ocorrer após os 12 anos de idade e houver a inflamação, chamada de orquite viral, existe risco para a fertilidade masculina.
A orquite viral afeta as células germinativas que originam os espermatozóides. Na maioria dos casos, os testículos retornam a produção de espermatozóides após a infecção, mas estes podem ser produzidos em menor quantidade ou com alterações em sua qualidade, levando à esterilidade.
A prevenção da doença é feita através de vacinação ainda da infância.
Dr. Orestes Prudêncio
Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas-UFMG | Crm
Sou o Dr. Orestes, sócio fundador da Fértil, Clínica de Reprodução Humana. Nós temos como propósito realizar o sonho dos casais de conceber uma nova vida!
Para isso, contamos com equipe multidisciplinar composta por especialistas em reprodução humana, ginecologistas, obstetras, entre outros.
Quando a mulher está tentando engravidar, mesmo que mantenha relações sexuais regulares com o parceiro, o sexo só pode resultar em gravidez em um curto período de tempo, conhecido como período fértil ou janela fértil.
Entenda como funciona…
Pronto para conhecer os tratamentos e serviços inovadores oferecidos pela Fértil?
Agende uma consulta para avaliação com os nossos profissionais.